Recomendações

Nossas Recomendações

 

 

Recomendações de plantio com qualidade

TRANSPORTE E RECEPÇÃO DAS MUDAS

As mudas devem ser transportadas em veículos fechados para evitar a desidratação e demais injúrias causadas pelo vento.

Poderão ir diretamente para o plantio ou ainda para um viveiro de espera.A função do viveiro de espera é apenas o de regular o fluxo de mudas enviadas para o local de plantio.o.

MANTER AS MUDAS SOB PLENO SOL

As mudas devem ser mantidas sob pleno sol, pois é nesta condição que são produzidas e serão plantadas.

Não colocá-las em ambientes sombreados, pois isto prejudicará o estabelecimento da muda no campo. Observar também que neste local não existam formigueiros e também a presença de animais que poderão danificar as mudas.

IRRIGAR DE 2 A 3 VEZES POR DIA

Quando as mudas são colocadas em viveiro de espera, devem-se realizar três irrigações diárias. A água utilizada deve ser de boa qualidade, livre de agentes que possam causar fitotoxidez, ou mesmo a morte das mudas.

PREPARAÇÃO DO SOLO

A preparação do solo é fundamental para o estabelecimento e crescimento das mudas. Descompactação e práticas de controle da erosão são os principais aspectos a serem observados. A adubação deverá ser feita após análise prévia do solo e recomendada por profissional competente.

PLANTAR O MAIS BREVE POSSÍVEL

As mudas não devem ultrapassar quinze dias. Tempos maiores de espera prejudicarão sensivelmente o estado nutricional da muda, bem como podem causar danos ao sistema radicular.

ELIMINAR AS FORMIGAS CORTADEIRAS
É outra tarefa fundamental e deve ser realizada antes do plantio e repetida pelo menos três vezes após a realização do mesmo, em intervalos quinzenais. A escolha e a aplicação correta do formicida são chaves para o sucesso no combate a esta, que na maioria dos casos, é a principal praga a ser controlada.

ADUBAÇÃO

O fornecimento de nutrientes no plantio traz resultados muito bons para o desenvolvimento da muda desde que feita de forma correta e na medida certa. Sempre que possível deve-se fazer a análise do solo e seguir as recomendações de um técnico.

ESPAÇAMENTO

É importante a definição prévia do espaçamento, tanto para dimensionar a quantidade de mudas a ser adquirida, quanto para nortear as operações de preparo do solo. Normalmente, para o eucalipto, o espaçamento mais utilizado é o de 3 metros entre as linhas e 2 metros entre as mudas, o que corresponde a 1.666 mudas por hectare.

PMANTER A MUDA SEM A PRESENÇA DE COMPETIÇÃO COM O MATO

É uma medida importante para que a muda possa se estabelecer mais rapidamente através de maior disponibilidade de água e de nutrientes.

Mude o menu :